top of page

AYMORÉ DE CASTRO ALVIM

Ocupante Nº 1, Patrono Nº 9

• AYMORÉ DE CASTRO ALVIM • filho do Sr. José Paulo de Carvalho Alvim e de dona Inez de Castro Al- vim, nasceu, em Pinheiro - Maranhão, em 13 de maio de 1940. O curso primário foi realizado na terra natal, no Grupo Escolar Elizabetho Carvalho e na Escola Pa- roquial Nossa Senhora do Sagrado Coração. O ginásio e o científico foram cursados, no Seminário de Santo An- tônio e no Colégio de São Luís. Em 1961, entrou na Faculdade de Ciências Médicas do Maranhão concluindo o curso em 1966.

Suas atividades médicas começaram a ser desenvolvi- das, em São Luís, no Serviço de Pronto Socorro Munici- pal e no Centro de Saúde Dr. Paulo Ramos, da Secretaria de Saúde do Estado, do qual foi Diretor. Posteriormente, atuou na Junta Médica do Estado da qual foi também Presidente. Trabalhou, ainda, como médico da Legião Brasileira de Assistência, do 24° Batalhão de Caçadores e do INAMPS onde foi Diretor do Serviço Executivo da Capital.

Atividades de ensino - Em 1970, submeteu-se a concurso público, na Universidade Federal do Maranhão, para a Cadeira de Parasitologia cuja disciplina lecionou por 40 anos quando se aposentou como Professor Adjunto IV. Lecionou e coordenou, ainda, a disciplina História da Medicina.

Realizou vários cursos de pós-graduação em nível de Es- pecialização: Curso de Formação Didático-pedagógica; Curso de Introdução à Saúde Pública; Curso de Espe- cialização em Epidemiologia; Curso sobre Diagnóstico e Profilaxia em Esquistossomose e Filariose, no Instituto de Medicina Tropical de Berlim - Alemanha Ocidental como bolsista do Governo Alemão. Curso de Aperfei- çoamento em Parasitologia; Curso de Especialização em Patologia tropical; Curso de Especialização em Biologia parasitária.

Na Universidade atuou nas áreas docente, de pesquisa, extensão. Na área administrativa: Ex- membro dos Con- selhos de Ensino e Pesquisa e Extensão (CONSEPE); de Administração e do Universitário; Pró-Reitor de Gra- duação; Chefe de Gabinete do Reitor; Chefe do Departa- mento de Patologia; Membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino e Pesquisa - CONSEPE, na quali- dade de Presidente;

Membro da Comissão Permanente de Vestibular - CO- PEVE, na qualidade de Presidente; Membro do Conse- lho Diretor; Sócio fundador, ex-membro do Conselho Consultivo e Membro do Conselho Curador da Funda- ção SOUSÂNDRADE de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA. Desenvolveu vários projetos de pesquisa na área de Patologia tropical, foi orientador dc bolsistas de Ini- ciação Científica e de monografias, participou de bancas examinadoras de monitoria, de monografias para con- clusão de curso e de admissão docente. Desenvolveu ati- vidades de consultoria e assessoramento.

Outras atividades: Membro fundador e diretor da Socie- dade de Parasitologia e Doenças Tropicais do Maranhão; Ex-membro Diretor do Conselho Regional de Medicina; Membro efetivo e diretor do Instituto Histórico e Geo- gráfico do Maranhão - Cadeira nº25; Membro fundador e direcor da Academia Maranhense de Medicina; Membro fundador e diretor da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências - Cadeira nº 4; Membro efetivo da Socie- dade Brasileira de história da Medicina; Membro funda- dor e presidente da Sociedade Maranhense de História da Medicina. Tem muitos trabalhos científicos, crônicas, ensaios, artigos, poesias publicados, alem de três livros: Pinheiro em Foco, 2006; Contos e Crônicas de um Pinhei- rense, 2011 e 400 Anos de Medicina no Maranhão, 2012. Pelo seu trabalho, já foi agraciado com várias distinções honoríficas: Medalha Simão Estácio da Silveira da Câma- ra Municipal de São Luís -Decreto Legislativo na 04/2003; Diploma de Honra ao Mérito Médico Nacional conferi- do pela Federação Brasileira de Academias de Medicina. Florianópolis-PR, julho de 2006; Certificado de Reconhe- cimento por relevante contribuição concedido pelo Con- selho Curador da Fundação Sousândrade, dezembro de 2006; Palmas Universitárias - distinção honorífica conce- dida pela Universidade Federal do Maranhão, em 21 de outubro de 2008; Medalha do Mérito Timbira concedida pelo Governo do Estado em dezembro de 2012.

AYMORÉ DE CASTRO ALVIM
bottom of page