top of page

MANOEL LAGES CASTELLO BRANCO NETO

Ocupante Nº 1, Patrono Nº 50

Nasceu em São Luís do Maranhão, no dia oito de novem- bro de 1957, na maternidade do Hospital Português, filho do médico patologista e professor fundador da Faculda- de de Medicina do Maranhão e da Academia de Medici- na do Maranhão, Croce do Rêgo Castello Branco e da Sra. Ana Maria Jansen Castello Branco; neto paterno do co- merciante Manoel Lages Castello Branco, e da Sra. Cata- rina Vieira da Silva Castello Branco, e pelo lado materno do Des. Nelson Jansen Ferreira e da Sra. Mariana Neves Jansen Ferreira. Em 19 de novembro de 1957 foi batizado pelo Monsenhor Frederico Chaves na Matriz de Nossa Senhora dos Remédios com o nome do avô paterno.

Em 1983 contraiu matrimonio com a administradora e bacharel em direito Nair Pires Castello Branco, filha do ex-vereador de São Luís, Benedito Ferreira Pires I e da Sra. Maria do Rosário Aquino Pereira Pires. Da união, nasceu, em 1984, o advogado Bruno Pires Castello Bran- co, e em 1989 a médica oftalmologista Ana Marisa Pires Castello Branco. Em 2011 nasceu a primeira neta, filha do primogênito Bruno, Lia Regadas Castello Branco.

Toda sua vida estudantil foi realizada em São Luís, no Colégio Conceição de Maria, exceto durante intercambio realizado na Baldwin High School, em Milledgeville, na Georgia- EUA.

No Colégio Conceição de Maria, como melhor aluno da escola, foi contemplado com bolsa de estudo para Escola Técnica Federal do Maranhão, optando por permanecer na instituição das educadoras Maria da Conceição e Lu- cia Ferreira.

Aprovado no vestibular de medicina da Universidade Federal do Maranhão-UFMA em 1977, concluiu o curso em 1983.

Entre 1984 e 1986 realizou Residência Médica em Cirur- gia Geral em São Luís, pelo extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) no Hospital Presidente Dutra, da Universidade Federal do Maranhão.

Aprovado em vários concursos públicos para médico ci- rurgião, incluindo Secretaria de Saúde do Estado do Ma- ranhão, Instituto de Previdência do Estado do Maranhão e Polícia Militar do Estado do Maranhão.

Em 1991, durante a visita do Papa João Paulo II a São Luís, foi selecionado como cirurgião geral da equipe mé- dica local.

Em 1992 foi aprovado em concurso público para Profes- sor de Cirurgia do Curso de Medicina da UFMA, onde também contribui como Preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Presidente Dutra-UFMA e, em 2009, foi nomeado Chefe do Serviço de Clínicas Cirúrgicas do referido hospital, função que exerceu durante oito anos. Atualmente é Professor Ad- junto do Departamento de Medicina II.

Em 2004 concluiu Mestrado Interinstitucional em Clínica Cirúrgica pela UFMA e Universidade Federal do Paraná. Em 2013 finalizou Doutorado em Princípios de Cirurgia pela Faculdade Evangélica do Paraná.

No Hospital São Domingos (São Luís- MA), participa do Corpo Médico-Cirúrgico, coordenou o Serviço de Cirur- gia durante vários anos, foi Membro do Comitê de Éti- ca, Preceptor da Pós-Graduação em Terapia Intensiva e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado a Plataforma Brasil, instituição que avalia pesquisas com seres humanos em todo território nacional.

Participou da equipe médica que realizou e implantou o primeiro Serviço de Cirurgia Vídeo-laparoscópica em São Luís- MA; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeo-laparoscópica, Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Em maio de 2017 foi agraciado com a maior comenda do poder legislativo do Maranhão, Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.

Possui pesquisas e trabalhos publicados com ênfase em cicatrização e fitoterapia; orientou monografias de con- clusões de curso e dissertações de mestrados em medicina; participou de bancas examinadoras de mestrados e doutorados, e de bancas examinadoras para professores do magistério superior.

 

 

MANOEL LAGES CASTELLO BRANCO NETO
bottom of page