top of page

NATALINO SALGADO FILHO

Ocupante Nº 1, Patrono Nº 40

Nasceu em 25 de julho de 1946, na cidade de Cururupu (MA). Filho de Natalino Salgado e Ivete Caldeira Salgado. Após concluir a educação elementar em Cururupu, transferiu- se para São Luís para cursar o ginasial e o científico no Colégio de São Luiz. Em 1973, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto). Médica da Previdência Social, atualmente incorporado no Ministério da Saúde. Em 1978, fundou o Serviço de Nefrologia do Estado do Maranhão, foi responsável por trazer para São Luís o primeiro rim artificial e realizar o primeiro procedimento de hemodiálise do Estado do Maranhão. Em 1980, na qualidade de diretor do Centro de Estudos do Hospital Presidente Dutra, Ex-INAMPS, implantou o 1º Programa de Residência Médica no Esta- do do Maranhão, nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Tocoginecologia, Pediatria e Medicina Geral Comunitária. O trabalho desenvolvido lhe valeu a indicação para Membro Efetivo da Comissão de Residência Médica.

Submeteu-se a Concurso público para professor do De- partamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou no ano de 1979. Mestre em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-1987), e, na mesma instituição, con- cluiu seu doutorado (1994). Especializou-se em Clínica Médica, Nefrologia, Didática de Nível Superior, Imunologia e Capacitação Gerencial de Dirigentes Hospitalares durante a carreira.

Professor Titular do Departamento de Medicina do Cen- tro de Ciências Biológicas da Saúde da UFMA, é também docente de diversos Programas de Pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão, como os Programas de Ciências da Saúde e Saúde do Adulto e da Criança.

Fundador e primeiro Presidente da Sociedade Mara- nhense de Nefrologia no biênio 1987-1988. Membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Bra- sileira de Nefrologia. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia no biênio 2007-2008. Em 1989, presidiu o Conselho de Cogestão do Hospital do Ins- tituto de Presidência do Estado do Maranhão – IPEM. Foi Presidente da Comissão de implantação do Hospital Universitário, em 1990/1991. Com a criação do Hospital Universitário/UFMA, integrou seu Conselho Administrativo (1990-1994) e chefiou o Serviço de Nefro- logia (1991-2010). Foi Diretor Geral do Hospital Uni- versitário no período de 1997 a 2007. Durante a sua gestão o referido Hospital alcançou renome nacional e tornou-se Centro de Referência em várias especia- lidade médicas. Em 2007, foi eleito, pela comunida- de universitária e sagrou-se Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Sua excelente administração o reelegeu – com quase 80% dos votos válidos entre to- dos os seguimentos da Universidade. Assim, concluiu 2 mandatos, de 2007 a 2015.

Foi Presidente da Comissão dos Hospitais Univer- sitários da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES, e membro da Diretoria da Associação Brasileira - ABRAHUE, que congrega os Hospitais Universitários e de Ensino, no período de 2007-2015.

Membro da Academia Maranhense de Medicina e do Instituto Histórico-Geográfico Maranhense. É Membro das Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arte- rial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Ne- phrology (ASN), Brasileira de História da Medicina, Maranhense de Ciências, Academia de Letras do Ma- ranhão, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGMA) e Sociedade Brasileira de Médicos Escrito- res – SOBRAMES-MA.

Além disso, é Membro do Comitê de Ligas Estudan- tis de apoio à Nefrologia; Editor de Seção/Nefrolo- gia e Epidemiologia Clínica do Brazilian Journal of Nephrology. É Chefe do Serviço de Nefrologia do HUUFMA e Coordenador do Projeto PREVRENAL. Dedica-se, em Nefrologia, aos temas da Hipertensão Arterial e Doença Renal Crônica.

Publicou mais de 400 trabalhos em revistas especia- lizadas e em anais de congressos nacionais e inter- nacionais. Editor e co-autor de vários livros, tendo publicado recentemente os livros Tarquínio Lopes Fi- lho – médico, político, jornalista, administrador que virou mito e Faculdade de Medicina do Maranhão – uma história de 59 anos, totalizando 16 livros. Publi- ca semanalmente artigos em jornais. Possui diversas condecorações e títulos honoríficos.

Atualmente, é membro titular da Academia Nacio- nal de Medina, ocupante da cadeira nº 19 – patro- no Manoel Vitorino Pereira, tendo como antecessor: Clementino Fraga Filho. Eleito em 27 de outubro de 2016, com defesa de currículo, memória e tese origi- nal: “Avaliação dos marcadores de lesão renal e co-morbi- dades em afrodescendentes de comunidades remanescentes de quilombo”. Tomou posse em 11 de abril de 2017.


NATALINO SALGADO FILHO
bottom of page